V CONGRESSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA AFRICANA: Movimentos Sociais Populares e Libertação.

Movimentos Sociais Populares e Libertação.

A Linha de Pesquisa Cultura e Conhecimento do DMMDC- Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, sediado na UFBA, os grupos de pesquisa: REDE-AFRICANIDADES e GRIÔ – educação popular e ancestralidade africana, reitera o compromisso da organização do V Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação na cidade de Valença, povoado do Bonfim, no Kilombo Tenondé, BA, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2017. De acordo com a Assembléia Geral do IV CBFL ocorrido em São Bernardo do Campo-SP, o eixo articulador do V CBFL será o diálogo com os Movimentos Sociais Populares.

Outrossim, devido a tradição de encontros sobre filosofia africana no Estado da Bahia, particularmente organizados pela REDE-AFRICANIDADES, deliberou-se realizar o II Encontro Internacional de Filosofia Africana concomitante ao V CBFL. Assim, nosso evento tem o seguinte nome: V CONGRESSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO e II ENCONTRO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA AFRICANA: Movimentos Sociais Populares e Libertação. O evento ocorrerá no Kilombo Tenondé onde há a prática sistemática da Permacultura e da Capoeira Angola, perfazendo o que se chama Permangola, que tem princípios comunitários do cuidado com o meio-ambiente, incluindo a prática dos banheiros secos, agro-floresta, alimentação orgânica, entre outras.

O Kilombo Tenondé já realiza o intercâmbio com os movimentos sociais populares da região e com o sistema educacional local, tendo também experiência em receber jovens – acadêmicos ou não para trocas culturais. O Kilombo está preparando-se para nos receber, contando com alojamentos de alvenaria e muito espaço para camping, cozinha comunitária, espaços de lazer como o rio que corre em seu território e a rica diversidade cultural que lhe atravessa. Há restrição de inscritos para o V CBFL, pois o Kilombo Tenondé não tem estrutura para receber mais que 200 pessoas. Faremos atividades simultâneas como oficinas e mini-cursos a fim de, em grupos menores, aprofundar os temas e permitir aos convidados e participantes maior tempo de diálogo e intercâmbio. Haverá também momentos coletivos, onde todo o grupo estará reunido de maneira a confraternizar e produzir conhecimento. A disposição das atividades é possível ser visualizada no quadro abaixo. Optamos por privilegiar os momentos de diálogos, por isso as manhãs serão destinadas às oficinas e mini-cursos, as tardes às comunicações e as noites ás conferências e festival de culturas. Nas comunicações, optamos por convidar acadêmicos, ativistas ou artistas para debater com os comunicadores. Eliminamos as mesas-redondas, pois o intuito é propiciar um tempo maior de fala e escuta para os participantes do V CBFL, e todos podem sugerir oficinas e/ou mini-cursos para a coordenação do evento.

Haverá três conferências, sempre a noite, cujos temas perfazem o título e tema do evento, ou seja: conferência sobre Filosofia da Libertação; conferência sobre Filosofia Africana; conferência sobre Movimentos Sociais Populares.Teremos também uma roda de conversa com os movimentos sociais populares locais e nacional, na primeira tarde do Congresso. Desta feita, desejamos dar maior visibilidade aos autores(as) de livros afins ao Congresso, por isso teremos lançamento de livros com espaço suficiente para apresentação das obras.

O festival de culturas é o encontro entre grupos culturais como o Zambiapungo, o Boi de Manoel Vitorino, a Capoeira Angola, música, poesia, dança e muitos outros talentos daqueles que nos brindarem com sua arte. Em todas as atividades almejamos contemplar acadêmicos, artistas e ativistas sociais. Como são inúmeros os movimentos sociais populares, e como teremos apenas três dias para a realização do evento, optamos por organizar o tempo a fim de interagir com os sujeitos epistêmico-sociais: mulheres, negros, índios, lgbt e trabalhadores, interseccionalizando experiências e trajetórias. Obviamente não está excluído nenhum sujeito dos movimentos sociais populares, mas encontramos nesse universo uma proposta factível para eleger os(as) convidados(as) para o Evento. Não é preciso insistir no tema da crise econômica (crise política, pois não?) que assola as IFES brasileiras. Não temos previsão de recursos, até o momento, para sustentar a realização do congresso. Estamos nos inscrevendo em editais como o CNPq e a fapesb, mas sem garantias de sermos contemplados.

Assim, é imperioso contar com a contribuição dos parceiros – o que já se tornou uma tradição na realização dos CBFL. Poderemos emitir cartas-convite a qualquer momento para aqueles(as) que lograrem subsídios em suas instituição de origem e/ou entre outros meios. Para efeitos de comunicação utilizaremos o e-mail da REDE-AFRICANIDADES: redefilosofiafricana@gmail.com e vamos re-utilizar o site do IV CBFL. Além disso, contamos com a divulgação de todos os parceiros, pois somente assim cumpriremos nosso compromisso de organizar o evento em rede. Esta primeira circular é a socialização sintética do estágio atual da organização do V Congresso e um convite expresso aos parceiros(as) para contribuírem na sua organização, tanto no formato quanto no conteúdo. O que aqui expomos é uma primeira proposta e a contextualização de onde se dará o CBFL.

Convite feito, dancemos juntos!

Captura de Tela 2017-04-24 às 08.20.02

Comitê de organização do V Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação e II Encontro Internacional de Filosofia Africana.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC/MCT UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA FIEB/SENAI/CIMATEC FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED – UFBA – Sede INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS – IHAC – UFBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s